Pãezinhos de Mandioca Recheados de Catupiry®

Modo de preparo

Massa:
Cozinhe a mandioca em água abundante até ficar bem macia. Escorra e bata a mandioca num processador até obter uma massa. Reserve.

Dissolva o fermento na água morna (cerca de 43ºC) e junte 3 colheres (sopa) de farinha de trigo. Misture e deixe descansar, até formar bolhas.

Numa vasilha junte a manteiga, o açúcar, o sal e o ovo. Acrescente o leite e misture. Adicione a mandioca e misture bem.

Junte o fermento crescido, misture e acrescente a farinha aos poucos. Transfira a massa para uma superfície lisa e trabalhe a massa até soltar das mãos, acrescentando a farinha aos poucos ( a quantidade de farinha vai depender muito da qualidade de mandioca utilizada. Dê preferência para as mandiocas mais secas). Adicione a erva doce.

Divida a massa em 30 porções.

Numa superfície enfarinhada, abra cada porção de massa com as próprias mãos e recheie com cerca de meia colher (sopa) de Catupiry®. Dobre a massa sobre o recheio, unindo bem a massa de maneira para que o Catupiry® não vaze durante o cozimento. Enrole a massa para obter pãezinhos redondos.

Distribua os pães em assadeira untada, deixando um espaço entre eles, para que cresçam até dobrarem de volume.

Pincele a gema pela superfície dos pães. Leve ao forno médio (180ºC) preaquecido, por cerca de 40 minutos ou até dourar a superfície e a base dos pães.

Dicas: Para obter 500g de mandioca limpa, compre 600g de mandioca com casca.
Para comprar a mandioca:corte um pequeno pedaço para ver como está o miolo, que deve estar uniforme (todo branco ou todo amarelo, dependendo da espécie da mandioca), sem manchas escuras. A polpa deve ser úmida e a casca soltar com facilidade.

Para saber se a temperatura da água está adequada, coloque o dedo mindinho na água e conte até 10, a sensação deverá ser agradável.

Variação: Acrescente ao recheio de Catupiry®, presunto ou peito de peru moído.